O que é terapia comportamental?

A teoria comportamental enxerga desordens psicológicas como resultado de aprendizados mal adaptativos. Um conjunto de sintomas não reflete uma causa única, não tem um único evento como seu causador.

Segundo a ciência do comportamento todo comportamento é aprendido a partir do ambiente, e os sintomas são adquiridos pelo condicionamento clássico ou pelo condicionamento operante.

O condicionamento clássico, a grosso modo, é aprendido pela associação, geralmente é a causa de fobias. Seria no caso de uma pessoa associar um lugar a um evento ruim, então apresentar fortes reações fisiológicas só por chegar ao local, mesmo que o evento ruim não esteja mais presente.

O condicionamento operante é aprendido por reforçamento (algo como recompensas e punições) e pode explicar comportamentos anormais como distúrbios alimentares e agressividade.

O mais importante aqui, o que merece destaque é que:

comportamentos aprendidos podem ser desaprendidos.

Todo comportamento é aprendido. Aprendizado falho é a causa de comportamentos anormais. Então o indivíduo tem de aprender a forma correta ou aceitável de se comportar.

A terapia comportamental foca nos problemas atuais e busca remover comportamentos que o cliente considere problemáticos. Diferentemente da terapia psicodinâmica (com base na psicanálise de Freud) na qual o objetivo é desvendar conflitos da infância ainda não resolvidos, os quais são considerados a causa de comportamentos anormais.

Em termos práticos a psicoterapia comportamental pode mudar a vida dos indivíduos através de mudanças focadas nos comportamentos. E os comportamentos a serem mudados são os comportamentos problemáticos para os indivíduos.