5 hábitos que aumentam a motivação

Quando falamos de motivação, falamos de uma força que nos impele a realizar atividades. Seja motivação para trabalhar, estudar, fazer exercícios, ler… Sempre se fala em motivação para realização de algo.

Discursos inflamados podem trazer grande sensação de motivação, mas não surtirão efeitos duradouros se não tivermos outros componentes para nos sentirmos verdadeiramente motivados.

Qualquer objetivo de longo prazo que necessite grande investimento precisa de algo mais do que momentos de sensação de invencibilidade e vitória. Na verdade são as pequenas vitórias que nos mantêm no caminho para realizar algo no longo prazo. Então devemos sempre buscar os pequenos resultados que nos levarão aos grandes resultados.

Pequenas sensações de vitória podem nos levar a grandes conquistas. Passemos então a dividir nossos grandes objetivos em pequenas tarefas e procuremos as pequenas recompensas na realização de cada uma delas.

1. Arrume sua cama ao acordar

O primeiro hábito que pode aumentar nossa motivação é arrumar a cama logo ao levantarmos. Pode parecer bobo, mas sensação de ter completado um objetivo logo pela manhã certamente nos deixará mais motivados a realizar demais atividades.

2. Lave a louça após comer

Se você lavar a louça e não deixar acumular não só ficará mais fácil de lavar menores porções, mas também te dará a sensação de dever cumprido. E como a motivação é mantida pelas pequenas vitórias, você estará no caminho certo.

3. Estabeleça objetivos diários

Antes de sair de casa estabeleça objetivos, metas a serem alcançadas naquele dia. Pense em quais atividades importantes realizará durante seu trabalho, o que precisa ser feito na sua casa, como poderá ajudar um parente ou amigo. Defina bem estas metas, se possível por escrito, e faça seu dia valer a pena cumprindo cada uma.

4. Foque na ação e não no resultado

Invés de ficar pensando no resultado desejado, por exemplo ter a grama cortada, foque na ação que terá de realizar, neste caso, cortar a grama. Defina um horário do dia para a realização da ação, e se prepare para imprevistos.

Pense nos empecilhos que podem ocorrer. Se você pretende ler na hora do almoço, mas sabe que neste horário todos estão em casa e há muito barulho, reserve outro horário para ler.

5. Cuide do seu corpo

Não tem como se manter motivado com uma alimentação ruim ou com um corpo fraco. Fazer exercícios mantem o corpo ativo, acelera o metabolismo, diminui o estresse e melhora concentração. Comer bem faz com que todos os nutrientes necessário cheguem ao corpo todo e principalmente ao cérebro, centro de processamento da motivação.

Assista um vídeo sobre motivação

Segue aqui um vídeo animado de minha autoria sobre motivação e como se sentir mais motivado. Nele podemos encontrar outras formas de visualizar as pequenas vitórias que nos manterão motivados!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s