Timidez é:

O QUE É TIMIDEZ? É NORMAL SER MUITO TÍMIDO?

Não existe o menor problema em ser tímido. Muita gente é tímida e vive bem a vida toda sem prejuízo algum. Mas algumas pessoas sofrem com o fato de terem pouco contato social ou de não saberem como conseguir boas relações sociais.

Os tímidos têm sérios problemas na comunicação social. Não conseguem se enturmar, não consegue se expressar, têm muita autoconsciência de seu próprio corpo, tendem a avaliar sua aparência e seu comportamento de forma negativa e se preocupam de mais com o que os outros pensam deles. Por isso os tímidos evitam muitos tipos de contato social.

Pessoas altamente introspectivas são comumente chamadas de tímidas, mas as duas coisas são bem diferentes. Enquanto os mais introspectivos não buscam ou não desejam tanto contato social como a maioria, pessoas tímidas são as que desejam mais contato social, porém não sabem como buscar este contato, ou não possuem as devidas habilidades sociais para realizar isso.

POR QUE SOMOS TÍMIDOS?

Existem componentes biológicos e neurológicos para tanto, mas em geral o comportamento do tímido se desenvolve nas suas experiências diárias. Aqui as relações durante a infância têm grande importância. Uma infância muito privada de contato social tendem a gerar comportamentos sociais mais desajustados na vida adulta.

Há outros padrões de infância que tendem a gerar muita timidez no indivíduo. Dada a grande disseminação da tecnologia nos dias de hoje, o que diminui o contato social cara a cara, não surpreende que a timidez seja um traço cada vez mais presente nas pessoas a nossa volta. Uma infância com muita punição envolvida nas relações sociais pode fazer com que a criança sempre se preocupe com o que o outro está pensando dela, e estes pensamentos são levados para a vida adulta.

QUAIS OS PROBLEMAS EM SER TÍMIDOS?

Nem todos sofrerão com estes problemas, mas estão altamente relacionados com a timidez excessiva. Pessoas tímidas podem ter dificuldade para:

Conseguir emprego

Falar em público ou apresentar trabalhos

Desenvolver relacionamentos sociais

Fazer amigos

Encontrar parceiros

Desenvolver relações de afeto

E ainda podem apresentar grande sentimento de solidão e consequente depressão.

COMO A TIMIDEZ ATRAPALHA TUDO ISSO?

Pessoas tímidas podem se sair mal em entrevistas de emprego, em encontros casuais, ao conversar com desconhecidos, ao conhecer possíveis parceiros. É um traço indesejável em líderes, gerentes, vendedores, e cargos que dependem das relações sociais no dia-a-dia de trabalho.

Os tímidos não conseguem pensar direito na presença dos outros e congelam durante as conversas, e podem parecer esnobes ou desinteressados. Alguns são altamente egocêntricos e também preocupados com cada aspecto de sua aparência e de seu comportamento, o que pode tirar o foco da interação ou do assunto discutido e fazer com que o foco esteja sempre em si. Eles também sofrem com a perda de tempo deliberando e hesitando na hora de tomar atitudes, pois eles não vivem no presente, e estão sempre focados na possibilidade de algo ruim acontecer.

Pessoas muito tímidas vivem em meio a dois medos: ser invisível e insignificante; ou ser visível e sem valor algum para os outros. Muitos sofrem internamente e escondem esse sofrimento, mas a timidez atrapalha a vida de muita gente. Casos de timidez mais intensa podem resultar em isolamento, solidão e depressão.

Há ainda, nas pessoas muito tímidas, uma tendência ao abuso de álcool e drogas, pois estes aliviam momentaneamente o estresse das relações sociais, e são comumente consumidos em ambientes de socialização (onde os tímidos não têm grande desempenho). Tímidos podem ter também dificuldades sexuais, já que não têm as habilidades nem sentem o conforto necessário para compartilhar seus desejos com o parceiro ou a parceira. Existem muitos casos de homens altamente tímidos recorrerem até mesmo a prostitutas por não se sentirem à vontade para compartilhar seus desejos sexuais com a parceira.

COMO PROCEDER?

Seja pela timidez ou por qualquer outro padrão de comportamento que esteja causando sofrimento, por vezes é necessário, e sempre é recomendável, a psicoterapia. A terapia ajudará no treinamento de habilidades sociais e também na análise dos padrões de comportamento, pensamento e sentimentos que estão na raiz do problema da timidez.

 

Caso tenha interesse em fazer um atendimento psicológico entre em contato.

Forte abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s