Depressão é:

O QUE É DEPRESSÃO EXATAMENTE? É NORMAL FICAR MUITO TRISTE?

Todo mundo fica triste de tempo em tempo, é perfeitamente normal. Se ficamos muito tristes ou pouco tristes depende do que causou nossa tristeza. É normal ficar muito triste diante da morte de um amigou ou de um ente querido. É normal chorar ao ver um filme triste ou com um final muito emocionante. Mas em alguns casos pode não ser tão normal.

Depressão é um transtorno que envolve a tristeza e diversos outros sintomas em maior intensidade e com longa duração. Ela acontece de muitas formas como: a depressão maior, a distimia e até o transtorno bipolar. A depressão vem crescendo em nível global e interfere na concentração, motivação e muitos outros aspectos do dia-a-dia. É um transtorno bem complexo e envolve muitos sistemas biológicos como o imunológico, podendo a depressão AFETAR o sistema imunológica ou SER CAUSADA por problemas neste sistema ou em qualquer outro sistema do nosso corpo.

Esse transtorno afeta a produtividade no trabalho, rendimento escolar, relacionamentos interpessoais, qualidade de vida e até a saúde física. A depressão ainda atrapalha gravemente o sono e o apetite e é muito comum que cause grande perda ou ganho de peso.

O QUE CAUSA DEPRESSÃO?

Pesquisadores têm evidências de que a depressão tem alguns fatores genéticos a nível de predisposição, assim a doença não é CAUSADA pela nossa genética, mas alguns têm uma probabilidade maior de desenvolver depressão. Há também evidências de que a dieta pode afetar direta ou indiretamente na depressão. Mas a depressão envolve principalmente mudanças de humor.

Certamente uma das maiores causas do transtorno é a história pessoal. O meio em que vivemos e a forma como lidamos com as situações diárias podem ser cruciais no desenvolvimento da depressão, independentemente da dieta ou da predisposição genética. Fatos pontuais podem desencadear a depressão, ou longos históricos de abuso verbal e físico podem culminar no transtorno.

COMO TRATAR A DEPRESSÃO?

Até mesmo os casos mais severos são passíveis de tratamento. O transtorno é cíclico, tende a acontecer em diversos episódios que sem tratamento vão se tornando mais frequentes e mais intensos. Quanto antes buscarmos o tratamento mais eficaz será, e minimizará os episódios futuros, diminuindo sua frequência e intensidade.

Estudos têm demonstrado que a terapia cognitivo comportamental é a mais efetiva no tratamento da depressão, nela os padrões de comportamentos serão identificados e analisados, e com a intervenção do terapeuta serão implementadas mudanças no comportamento e/ou no meio do cliente.

QUEM PRECISA TOMAR REMÉDIOS?

Medicamentos só serão indicados por um MÉDICO. A indicação de parar com os medicamentos também SOMENTE pode vir do médico. A psicologia e a psicoterapia são alternativas que NÃO POSSUEM EFEITOS COLATERAIS, e a terapia pode ser realizada juntamente com a medicação quando for preciso. A psicoterapia ainda pode promover as mudanças necessárias para que o paciente que toma remédios venha a não precisar mais da medicação, mas isso precisa ser avaliado em conjunto com o médico, pois só este poderá retirar a medicação.

__________

Se você deseja atendimento psicológico para Depressão ou para qualquer outra situação de sofrimento entre em contato comigo.

Forte abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s