O bom pai é DESNECESSÁRIO

Você faz tudo pelos seus filhos?

Diante de uma cultura que prega a satisfação e a felicidade como uma forma de vida até mesmo um tanto hedonista, alguns pais têm a necessidade doentia, que por vezes chega a se tornar uma compulsão, de realizar todo e qualquer desejo dos filhos, constantemente evitando lidar com a decepção deles.

Ao fazer isso os pais acreditam estar dando tudo, mas na verdade estão dando uma única coisa, estão dando só presença. Nesse caso em que se diz ao filho “você tem tudo” na verdade ainda há uma falta, uma falta de ausência, uma falta de não ter, falta de falta. Quando toda demanda é atendida isso torna o filho dependente, não surpreende que um filho nessa situação não consiga ir bem na escola, no trabalho e na vida social, sendo essa última a área em que os impactos são dramaticamente mais prejudiciais.

A busca por qualquer tipo de realização vem de um desejo, um ímpeto interno que nos coloca em movimento, que cria ação, que move cérebro, músculos, que gera sentimentos e sensações. O desejo vem da falta, que é justamente aquilo do que ele vai atrpas!

A ausência ou a falta é que funda o desejo, enquanto a presença o mata, é isso mesmo, quando conseguimos aquilo que buscamos o desejo então morre, morre pela coisa mesma que ele buscava, o desejo é suicida. O desejo morto não faz buscar absolutamente nada. O problema é que um filho acostumado a NÃO BUSCAR para ter seus desejos saciados futuramente não terá um repertório adequado para lidar com questões complexas.

A morte do desejo sem que se faça ABSOLUTAMENTE NADA (quando os pais o fazem) gera um indivíduo que não busca para se realizar, gera um sujeito inócuo, oco, vazio, vazio de vazios, vazio de ímpeto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s