Existe uma essência feminina?

O feminino é comumente associado à quebra da ordem. Eva e Pandora, como outras mulheres nas mitologias, representa a transgressão, mas não a transgressão a um homem, e sim uma transgressão de toda uma ordem divina. O fruto que não pode comer, ou a caixa que não pode abrir.

Há uma tentativa de definir a essência do feminino pela sua mais notável diferença do masculino, a capacidade de gerar vida. As mulheres já foram cultuadas em tempos pré históricos pelo mistério da fertilidade, e agora não mais com a melhor compreensão do desenvolvimento da vida. O que era misterioso gerava exaltação. O que agora é controlado se torna objeto de opressão.

Vemos uma cisão do feminino, ao mesmo tempo que traz a vida, traz a morte, isso no imaginário comum. Assim como a mulher também veio a ser a dama idealizada por trovadores e românticos; era bruxa para os eclesiásticos e frígida para os modernos. A mulher tem sua essência definida e imposta por diversos grupos e com inúmeras justificativas.

O que podemos ver hoje é uma definição do sentido da vida a partir de uma única possibilidade, ser mãe. A existência pode ter qualquer modelo, e muitos aderem a um modelo pronto de existência, mas quando esse modelo não atende às necessidades pessoais ele é questionado. É o que vivemos hoje: mulheres que NÃO querem ter suas vidas definidas pela maternidade, ou por algum outro modelo específico.

A questão existencial permeia o que podemos ter de sentido pra vida, e a vida não tem sentido dado. Qualquer tentativa de limitar o ser humano e seu sentido está fadada a virar angústia, sintoma, ou transgressão da ordem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s