Serviços prestados

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Trata-se um conjunto de técnicas utilizadas para verificar determinadas características psicológicas das pessoas. Não serão feitos julgamentos morais e sim serão avaliadas as características individuais como capacidades, habilidades, personalidade e comportamento.

A avaliação psicológica é amplamente utilizada por empresas na hora de selecionar funcionário para determinados cargos ou para promoções, alocando cada indivíduo ao cargo mais adequado. Na área da saúde muitas vezes se faz necessário uma avaliação psicológica para determinar se uma pessoa está preparada para passar por certos tratamentos ou intervenções como a cirurgia bariátrica. Ela é também utilizada para verificar se o indivíduo encontra-se apto a se expor a determinadas situações como portar arma de fogo ou conduzir veículo automotor.

Vale lembrar que o psicólogo é o único profissional habilitado por lei a desempenhar esta função, segundo a resolução 007/2003 do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

CONSULTORIA

Já que empreendedores precisam contratar bons profissionais para que sua empresa tenha sucesso este serviço propõe soluções para problemas dentro de empresas e instituições. Através de estudos e análises para compreender as necessidades dentro da organização, além de diagnosticar problemas e falhas.

O psicólogo trabalha com diversos fatores variáveis dentro das organizações. É de conhecimento geral que a remuneração não é o único fator motivador para o profissional, então o psicólogo trata dos demais fatores que influenciam a execução e produtividade.

Através de testes, observações, entrevistas, análises e diversas outras ferramentas o consultor faz um diagnóstico institucional para identificar os pontos a serem melhorados. Então serão sugeridas mudanças e se possível o próprio consultor pode vir a implementá-las.

A consultoria melhora a qualidade dos relacionamentos e a produtividade da instituição, e principalmente a qualidade de vida de seus colaboradores.

 

ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO

A orientação psicológica ou o acompanhamento psicológico é uma alternativa de ajuda terapêutica com o objetivo fundamental de oferecer informações e o acompanhamento de perto para melhora e otimização de questões pontuais. Enquanto na psicoterapia o objetivo é uma melhora global na condição e na vida do cliente, a orientação e acompanhamento se dão de forma mais específica.

A orientação oferece informações para que o cliente consiga se organizar frente às questões que a vida demanda, e o acompanhamento traz o olhar do profissional de forma a supervisionar a melhora do cliente.

Qualquer que seja a demanda do cliente, pode-se fazer o uso da orientação e acompanhamento psicológico. Há, por exemplo a orientação profissional, orientação para pais, casais, pessoas em situações de crise como luto, doenças e separações, ou até mesmo para objetivos mais específicos como perder peso, melhorar o desempenho escolar e acadêmico, se livrar de vícios, aderir a rotinas de exercícios e alimentação saudável, entre outros.

 

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Escolher uma profissão é uma tarefa importantíssima, e que por vezes é também assustadora. Seja na hora de procurar um emprego, escolher uma faculdade, ou realizar uma mudança de carreira, a dúvida sempre existirá. “Será que eu fiz a escolha certa?”. Não é atoa que muitas pessoas desistem de cursos de faculdade no primeiro ano, sem contar aqueles que se formam e nunca atuam na área.

Esta é uma forma específica de orientação psicológica. A escolha profissional está profundamente relacionada ao lado emocional do indivíduo. Numa orientação profissional a pessoa descobre sua identidade, conhece a si mesmo, se organiza de acordo com suas características e com o meio em que vive. Também aprofunda seus conhecimentos sobre a profissão, mercado de trabalho, áreas de atuação, etc.

É importante para a felicidade e auto realização que se escolha uma carreira satisfatória.

PSICOTERAPIA

Modo de intervenção mais característico do psicólogo. É um processo que visa resolver problemas psíquicos, emocionais ou comportamentais. Trata-se do processo de cura pela fala, pela interação entre psicologo e cliente (ou clientes).

Cada vez mais as pessoas desconstroem o preconceito antigo de que “ir ao psicólogo é só para loucos”. Em geral as pessoas buscam atendimento para solucionar questões do cotidiano, sejam problemas sociais, pessoais, familiares, emocionais, profissionais, etc.

Como já disse, psicoterapia é um PROCESSO, isto significa dizer que é gradativo, a melhora acontece durante todo o PROCESSO. Mas mesmo assim é bastante recompensador, as mudanças promovidas pela psicoterapia melhoram e muito a qualidade de vida. Há pesquisas demonstram alterações neurológicas com o uso de medicamentos e também com o uso somente da psicoterapia, mas vale ressaltar que a última não possui efeitos colaterais.